-
Arquitetos: Navarro Arquitetura
- Área: 210 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Botteh Tapetes, Carbono Design, Casual Móveis, D-Haus, Decameron, Dpot, Dpot Objetos, Leroy Merlín, Lustres Yamamura, Tintas MC
Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir do encantamento inicial com o exterior e a decepção total com interior, surgiu o conceito de restaurar o espaço e evidenciar toda a história por trás do apartamento no Conjunto. Para isso, a diretriz inicial foi eliminar todos os elementos supérfluos, recuperando a verdade do edifício e buscando uma identidade mais marcante para o apartamento – que era o grande desejo dos proprietários.
Em relação ao programa, por se tratar de um casal jovem, sem filhos, e que gosta de receber muitas pessoas em casa, optou-se por transformar um dos quartos em sala de TV, parcialmente integrado à sala, criando um espaço um pouco mais intimista dentro da área social que possui cerca de 110 m2. Nesse processo, ao verificar as grandes colunas de concreto existentes no apartamento, definiu-se por descascar completamente o reboco – que possuía cerca de 10cm de espessura e revestia também os dutos elétricos mais novos do apartamento – evidenciando o que era intervenção e o que era original, sem se preocupar com eventuais danos ou recuperação total do concreto/tijolos. Essa decisão, acarretou a necessidade de um acompanhamento íntimo e diário da obra a fim de minimizar os danos à estrutura. Entre as boas surpresas do processo, podemos destacar a descoberta das pastilhas originais da fachada em um pedaço da sala que originalmente abrigava uma varanda. Em conjunto com os proprietários, optamos por manter o piso e o rodapé, preservando a memória da reforma mais recente do apartamento.
Para o Layout da sala principal, optamos por separar o espaço com um sofá rebatido com múltiplas profundidades, que divide o ambiente e possibilita diferentes maneiras de sentar-se. Em relação ao mobiliário, foram escolhidas peças contemporâneas de design, como a mesa Aramada e o banco Ponte desenhado por Marcus Ferreira e poltrona B&B Italia, assim como um destaque para o sofá de couro que havia sido presente no casamento do casal. Responsável por trazer cor e aconchego para o espaço, o tapete da sala, feito de patchwork de tapetes antigos, foi um dos primeiros itens escolhidos por caracterizar muito do conceito buscado no espaço. Em relação às obras de arte, foram escolhidas desde obras antigas como o quadro ‘Julgamento’ posicionado próximo à mesa de jantar, até obras contemporâneas como o objeto de Antônio Bokel feito de posters retirados das ruas e posicionados no chão junto à entrada.